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Grupo Musical as CORES do Seixal
Integra crianças na aprendizagem com a música e os movimentos
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Nesta vida alucinante e desordenada fazer cultura ou desporto pode marcar a diferença. Estas atividades são muitas vezes a melhor forma de ultrapassar as desilusões e as fraquezas que a vida nos revela.
Também não é comum utilizar a atividade cultural ou desportiva como terapia para crianças e jovens com dificuldades na integração de grupo. Pois jovens introvertidos, com dificuldades de relacionamento, que se isolam do grupo e portadores de acentuados complexos de inferioridade, ganham nova vida. Aqui revelam-se, ganham autoconfiança e transformam-se em seres humanos realizados e capazes de enfrentarem os desafios mais difíceis acabando por constituir casos de sucesso e de prestígio social.
Conhecendo muito bem a realidade de cada elemento facilita o saber intervir. O reconhecimento do papel do elemento no grupo pressupõe respeito mútuo. Se a criança ou o jovem tem o seu reconhecimento sabe que é portador de direitos e deveres para um relacionamento de valores que fazem parte da sua vida.
O Grupo Musical as CORES tem estas crianças, as que necessitam de mais atenção; as que devem ser respeitadas no ambiente em que se inserem; as que devem participar nas actividades sem distinção; as que devem ser tratadas por iguais.
Muito se orgulha o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho de ter criado em boa hora o Grupo Musical as CORES, pelo facto de ser um projeto de referência dos médicos das Consultas de Desenvolvimento Pediátrico do Hospital Garcia de Orta, uma vez que tem apresentado casos de sucesso.
O sucesso tem vindo a aumentar pela sua persistência e abordagem da temática “educar para os valores”. Pressupõe-se que esta consciência dos valores essenciais é atingida quando já existe um certo grau de aprendizagem e que se dá ao longo da integração e da adaptação ao ambiente de grupo. Aqui o elemento interioriza gradualmente a experiência adaptando-se ao grupo.
Nos ensaios exercitam-se várias vertentes essenciais à atividade humana, tais como aprendizagem musical, movimento corporal, jogos de motivação que se materializam numa grande diversidade, assim como as brincadeiras e os afetos.
Assim o Grupo Musical as CORES, no âmbito da aprendizagem musical começa por vivenciar ritmos e gestos através das canções e coreografias. Musicalmente a audição e a interacção das músicas de diferentes géneros e estilos, fazem parte do seu repertório abordando temas adequados às idades a fim de desenvolver a memória musical.
Uma vez que as canções trazem alegria, as crianças sentem sempre muita vontade de as cantar. Cantar é um excelente método de ensino, pois aprende-se mais facilmente porque é agradável e incentiva o seu envolvimento voluntário.
No âmbito do movimento os elementos têm necessidade de explorar o espaço a fim de exercitar os movimentos corporais. Em cada idade o movimento apresenta diferentes características, algumas delas significativas. Interfere na ação mesmo antes de se iniciar. O objectivo é a coordenação dos movimentos, o que requer alguma concentração.
Em suma, o corpo é um instrumento de comunicação. Por ser possível comunicar e desenvolver uma linguagem, é através dele que os elementos do Grupo Musical as CORES trabalha as coreografias, a fim de transmitir ao público em geral uma mensagem. Com o decorrer do tempo cria-se memória corporal e vai assim aumentando o grau de dificuldade na criação das coreografias. O movimento fica registado no corpo, novas relações são estabelecidas e novas aprendizagens são construídas.
Os Jogos de motivação são aplicados mais para a imagem mental. No convívio entre os elementos do grupo e seu responsável, estabelecem-se pactos e normas. Aqui também existe a evolução, uma vez que nem todos têm a mesma capacidade de desenvolvimento. Primeiro o jogo é encarado muito de si para si e gradualmente passa para o relacionamento de grupo e as características apresentam-se como: cooperação, sentido de colaboração e aparece o manifesto da regra, de acordo com o pacto inicial. Aqui ocorre a noção sobre a existência das regras do grupo.
Quanto às chamadas brincadeiras, são um acto espontâneo e natural, porque tudo se deve explorar. Aqui constrói-se uma atividade individual e conjunta, como fazerem todos as mesmas coisas ou dividir o grupo em grupos menores e fazer exercícios diferentes para cada um deles; saber a que grupo pertence; esperar pela sua vez, etc. A conversa é a principal acção nesta actividade.
O afecto é dos sentimentos mais fundamentais no relacionamento de grupo e seu responsável. Aqui estabelece-se um vínculo afectivo de forma a experimentar e a descobrir o desejar de querer mais. Assim aprendemos a sorrir, a brincar e a criar ambientes harmoniosos.
Cada caso é um caso e, em termos de diferenças, apresentam-se neste grupo alguns meninos e meninas com défice de integração e socialização, que após a temática trabalhada neste projecto e de abordagem adequada à idade, facilita rumo ao sucesso.
Depois de uma preparação cuidada e provavelmente algo demorada, fruto da chegada de novos elementos, o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho apresentará a público, somente em Abril o Grupo Musical as CORES, com uma imagem renovada e apostando em manter e até melhorar a qualidade que o caracteriza.
Ana C. Videira
1.3.2012 - 19:30
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