breves

No Seixal
As Mulheres Migrantes em debate

O Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal recebe amanhã, dia 27, a partir das 9 horas, o seminário As Mulheres Migrantes: Trajectórias e Vivências.

Durante o seminário vai ser apresentado o estudo Uma Visão da Migração feminina em Portugal, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Humanas e vão ser feitas abordagens ao tema na área da saúde, emprego e educação. Este Encontro conta com, entre outros, a presença da Presidente da CIDM – Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, Elza Pais, com a Presidente da Associação Mulher Migrante, Rita Gomes, e com Maria do Céu Cunha Rego, da Direcção-Geral de Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas.



O evento conta também com a intervenção das Associações Locais - Associação Moçambique Sempre e Associação Imigrante de Leste do Município do Seixal.



A iniciativa, que se destina às Associações de Imigrantes e às Instituições e Organizações que trabalham com a população migrante, tem como objectivo dar a conhecer a realidade das Mulheres migrantes em Portugal e analisar esta realidade no Município do Seixal, bem como divulgar as boas práticas facilitadoras da integração de imigrantes, reforçar a cidadania e fortalecer o poder das Mulheres migrantes como forma de ultrapassar os obstáculos à sua integração.





As Mulheres Migrantes: Trajectórias e Vivências

Dia 27 de Abril

Auditório do Fórum Cultural do Seixal



Destinatários/as



· Associações de Imigrantes, Instituições e Organizações que trabalham com a população migrante e /ou questões da migração e integração, e sociedade em geral.



Objectivos:



· Dar a conhecer a realidade das Mulheres migrantes em Portugal, e analisar esta realidade no Município do Seixal

· Divulgar as boas práticas facilitadoras da integração de imigrantes, nomeadamente aquelas que decorrem do envolvimento da autarquia.

· Reforçar a Cidadania

· Criar / fortalecer o empoderamento das Mulheres migrantes como forma de ultrapassar os obstáculos à sua Integração.





Programa:



9.00h- Recepção

9.30h- Sessão de abertura

§ Alfredo Monteiro- Presidente da Câmara Municipal do Seixal

§ Corália de Almeida- Vereadora do Pelouro dos Recursos Humanos, Património, e Acção Social da Câmara Municipal do Seixal

§ Helena Palacino- Coordenadora do Gabinete de Cooperação e Desenvolvimento Comunitário

§ Ana Luzia- Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres



10.30h- Intervalo

10.40h- Apresentação do Espaço Cidadania - Dra. Helena Palacino



1º Painel- Percursos e realidades das mulheres migrantes

Moderadora: Dra Helena Palacino



Apresentação do estudo: Uma Visão da migração feminina em Portugal

do Instituto Superior Ciências Sociais e Humanas (ICS-UL)



Oradoras: Dra. Cátia Nunes (ICS-UL)

Dra. Ana Raquel Matias (ICS-UL)



12.00h- Debate

12.30h- Almoço



14.00h- 2ºPainel-A Intervenção do Estado, das Instituições e da Sociedade Civil

Moderadora: Dra. Rita Gomes- Presidente Ass. Mulher Migrante

14.00h- O Acime- Dr. André Costa Jorge

14.15h- A Intervenção das Associações Locais- Associação Moçambique Sempre e Associação de imigrantes de leste do Município do Seixal

Oradoras: Olga Santos e Helena Codreanu

14.30h- Abordagem da Saúde- Centro de Saúde de Amora

Oradora- Dra. Sandra Oliveira

14.45h- Abordagem do emprego- Univa- Espaço Cidadania

Orador- Dr Nuno Sousa

15.00h- Intervalo

15.15h- Abordagem da Educação- Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira

Oradora- Prof. Manuela Lino

15.30h- Serviço Jesuíta aos Refugiados

Oradora: Drª Filomena Cardoso

15.45h- Debate

16.05h- Intervalo



16.20h- 3º Painel- As questões de Género no percurso migratório

Moderadora- Dra. Maria José Maurício

16.20h- A importância de uma perspectiva de Género na abordagem da migração

Oradora: Dra. Maria do Céu Cunha Rego- Direcção Geral de Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas

16.40h- Apresentação do Trabalho “Estigma da Mulher Brasileira” – Dr. Ailton- Associação Casa Grande do Brasil

17.00h- Debate

17.10h- Encerramento

26.4.2006 - 12:34

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.